O importante da iluminação não é jogar luz para todo lado, e sim colocar luz no lugar certo e deixar sombra no lugar certo.
As sobras nunca devem ser totalmente eliminadas, se não a imagem não vai ficar real. Elas devem ser apenas controladas.
A imagem só existe se houver Luz e sombra. Sem um desses elementos só há um clarão uniforme ou uma imagem escura.
Para iluminar são usados apenas dois tipos de luz
Direcional e Difusa
A luz direcional é gerada pela luz direta, produzindo sobras bem definidas.
Ex: Luz do Sol
A luz difusa ilumina áreas grandes, pouca definição. Sobras suaves.
Ex: Luz do escritório
Sistema básico de iluminação
Iluminação de 3 pontos
Luz principal - Luz mais importante, diretamente no ator ou objeto filmado, permite distinguir a forma básica do objeto. Define a iluminação básica da cena. Normalmente uma luz Dura (Luz dura, causando sombras bem delineadas)
Luz de preenchimento - Tem como finalidade suavizar sombras causadas pela luz principal preenchendo o vazio. Normalmente uma luz mais soft, com difusor.
Luz Contra - Localizada atrás da pessoa, tem como objetivo delinear as curvas em suas costas.
A luz de trás nunca deve ser igual à luz principal, ela deve ser maior ou menor dependendo da pessoa.